Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escalas Termométricas


  As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. Temperatura é uma grandeza que associamos a um corpo para traduzir o estado de agitação das partículas que o constituem.  O conjunto dos valores numéricos que uma temperatura pode assumir constitui uma escala termométrica, que é estabelecida ao se graduar um termômetro.  



                              
   A escala mais usada é a escala Celsius, que adota os valores 0 (zero) para o ponto do gelo e 100 (cem) para o ponto do vapor.  O intervalo entre os pontos fixos é dividido em cem partes. Cada uma dessas cem partes é a unidade de escala, o grau Celsius, cujo símbolo é ºC.
   Em alguns países usa-se a escala Fahrenheit, cujo símbolo é ºF, que adota os valores 32 para o ponto do gelo e 212 para o ponto do vapor. O intervalo é dividido em 180 partes. E ainda tem a escala Kelvin, seu símbolo é K, possui os valores 273 e 373 e também possui seu intervalo dividido em cem partes.  A escala Kelvin é a única que possui zero absoluto* .
   Para a transformação de valores de uma escala para a outra usamos as seguintes expressões:


                           

*zero absoluto: é o estado térmico teórico no qual a velocidade das moléculas de um gás perfeito se reduziria a zero, isto é, cessaria o estado da agitação das moléculas.

Referencias: 
TOLEDO, R. N. Física Os Fundamentos da Física 2 Parte I. 10ª edição, São Paulo: Moderna, 2009

Um comentário: