Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2011

Aí que quente hoje! Nossa tá me dando um calorão, essa temperatura que não baixa nunca.

E aí, qual é calor e qual é temperatura? No dia-dia é muito fácil confundir as palavras, afinal calor e temperatura são praticamente sinônimos. Então vamos definir MAIS UMA VEZ o que é cada coisa....


Temperatura é a medida de agitação molecular, ou seja, as moléculas que são formadas de átomos, que por sua vez são formadas de prótons, neutrons e elétrons, que por sua vez são formados de quarks, que por sua vez.... bom, não vamos continuar porque se não o negócio complica!

Bom, você deve imaginar que dentro de um corpo qualquer, seja ele sólido, liquido ou gasoso, ocorrem choques entre as moléculas, porque elas não ficam paradas, esses choques podem ocorrer em diversas direções, além do que as moléculas também vibram, ou seja tá acontecendo muita coisa dentro da matéria. O resultado disso tudo, dessas energias que elas liberam nos choques e etc, é chamada de temperatura. Para corpos microscópicos (coisas pequenas, muito pequenas), ou seja, que não são macroscópicos (coisas grandes) não existe temperatura. Concluimos então que temperatura é uma grandeza macroscópica e escalar.


http://pt-br.paperblog.com/por-que-e-errado-falar-hoje-esta-calor-70943/
http://www.grupoescolar.com/materia/calor_e_temperatura.html

2 comentários:

  1. Façam a postagem falando sobre a reciclagem de pilhas e baterias.


    Falem de todos os aspectos, de preferência acessem os sites dos fabricantes e vejam o que eles dizem a respeito.

    Até dia 16 de junho!

    ResponderExcluir