Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novos planetas descobertos

Enviado para o espaço a 6 de Março de 2009, o telescópio espacial norte-americano Kepler descobriu cinco novos planetas fora do sistema solar.

São conhecidos como hot Jupiters, pelas suas grandes dimensões e temperaturas extremas. Com tamanhos que variam entre uma dimensão semelhante a Neptuno e uma maior Júpiter, estima-se que a temperatura possa ir dos 1200 aos 1648 graus Célsius. Está assim excluída a hipótese de vida nestes exoplanetes com designações de Kepler 4b a Kepler 8b

Na opinião de Nuno Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), mais interessante do que a descoberta dos cinco planetas é a prova que “o Kepler está a dar frutos”.
 
 
 
 

2003 UB313 - depois Xena e finalmente Éris - o novo planeta anão. 

Na tarde de 29 de julho de 2005, os astrônomos: Mike Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech, juntamente com Chad Trujillo e David L. Rabinowitz, anunciaram à União Internacional de Astronomia (IAU) a descoberta do décimo planeta do sistema solar ainda provisoriamente chamado sob o nome técnico de 2003 UB313.
Esta descoberta forçou o órgão oficial de astronomia a fazer uma revisão quanto aos parâmetros oficiais para que um corpo celeste seja caracterizado como planeta e consequentemente atribuir a este um nome apropriado.
Enquanto isto não acontecia, órgãos científicos como a Nasa e revistas astronômicas de renome já reconheciam este objeto transnetuniano como o novo e mais distante planeta do sistema solar.

Tratava-se do maior objeto encontrado desde a descoberta de Netuno e de sua lua Tritão em 1846.
UB313 é maior que Plutão e se encontra no “cinturão de Kuiper”. O cinturão de Kuiper é uma área do sistema solar com inclinação paralela ao plano da eclíptica e que se estende além da órbita de Netuno.
Até então, Plutão era tido como sendo o maior objeto localizado nesta área do cinturão de Kuiper.



UB313 passou a ser o planeta mais distante do sistema solar. Está a quase 97 UA do Sol em seu afélio (maior distancia do Sol).
Para vocês terem uma idéia, Plutão está a 49 AU do Sol – quase o dobro da distancia. Seu tempo de órbita é de 560 anos para dar a volta ao Sol, o que significaria uma média de 45 anos em cada signo.
O ciclo de Plutão é de 240 anos e percorre cada signo em uma média de 20 anos. Atualmente, UB 313 encontra-se localizado em 21 ° de Áries.
Do ponto de vista astronômico o novo planeta se localiza na constelação de Cetus.

Similaridades entre Xena (UB313 e depois de nome Éris) e Plutão 

Foram encontradas várias similaridade entre UB313 e Plutão: o estudo apresentado pelos astrônomos avalia que, assim como ocorre com Plutão, a composição do novo planeta é de gelo e rocha, havendo em sua superfície metano congelado (na terra, o metano é encontrado em estado gasoso).
Outra característica em comum é que UB313 apresenta uma órbita totalmente excêntrica inclinada em 44° com relação à eclíptica. A de Plutão está inclinada em 17°.
Esta inclinação surpreendeu aos astrônomos e representa um dos motivos pelo qual UB313 não foi descoberto antes.


 

 
 
 
Fontes : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38368&op=all 
http://www.fazfacil.com.br/astrologia/artigo_novo_planeta.html

Um comentário:

  1. Afinal, Plutão é ou não planeta, juntamente com Sedna e companhia ltda?

    ResponderExcluir