Powered By Blogger

domingo, 26 de setembro de 2010

LEIS DE NEWTON
I Lei de Newton ou Princípio da Inércia :(Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele)

II Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica :(A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.)

III Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação
:(A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)


FONTE - http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton

segunda-feira, 15 de março de 2010

Aceleradores de particula.

Um acelerador de partículas é um aparelho que produz "feixes" de átomos, elétrons, moléculas ou algumas partículas mais exóticas, como antiprótons, pósitrons ou mésons, com velocidades altas, geralmente superiores a 1/1000 da velocidade da luz c. Para que sejam atingidas estas velocidades, que em alguns casos chegam quase na velocidade da luz, as partículas sofrem a ação de forças eletromagnéticas, com arranjos que diferem bastante entre os diversos tipos de aceleradores.

Todos os tipos de aceleradores independentemente de seu grau de avanço tecnológico obedecem aos mesmos princípios básicos. Devido a disposição geométrica dos campos eletromagnéticos responsáveis pela aceleração das partículas, basicamente são classificados em dois tipos: cíclicos e lineares.

Para que possam ocorrer às condições mais próximas do ideal, existe a necessidade de geração de vácuo de excelente qualidade na região de trânsito, evitando assim a dispersão destas pelas moléculas de gases que porventura estejam em sua trajetória.



Taa ai uma foto de um acelerador de particulas :

http://ivannlendl.files.wordpress.com/2008/10/lhc.jpg

Os maiores e mais poderosos aceleradores, como o LHC, lançado no dia 10 de setembro de 2008 e o tevatron , são usados para física experimental na pesquisa básica das interações fundamentais.



Fonte : http://omnis.if.ufrj.br/~fatomica/acelera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário