Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AMETROPIAS

      O olho humano é um instrumento óptico altamente sofisticado, tendo seu funcionamento comparado ao de uma câmera fotográfica. Os globos oculares podem sofrem emétrope, quando uma pessoa não possuí erros de refração consideráveis ou ametropia ou erro refrativo que são erros na capacidade que o olho tem de refractar a luz e focar os raios luminosos na retina; são corrigidas pelo uso de óculos, ou lentes de contato, ou cirurgia refrativa.
      

          Alguns defeitos da visão:
    Miopia: apresenta como defeito o achatamento do globo ocular, provocando um alongamento no eixo óptico. O míope tem dificuldade de enxergar ojetos mais distantes.
O míope converge bem os raios luminosos, ao ver o longe , os raios são focados antes da retina e não consegue ver bem e vê as imagens desfocadas. Utiliza-se lentes divergentes para correção.

    Hipermetropia: apresenta como defeito o encurtamento do globo ocular. Ele tem dificuldade de enxergar objetos mais próximos. O hipermetrope não converge bem os raios luminosos, quando vê de perto os raios são focados depois da retina e vê imagens desfocadas. Utiliza-se lentes convergentes para a correção.


    Presbiopia: seu defeito é o endurecimento do cristalino, a pessoa perde a capacidade de acomodação visual. Não é um defeito congênito, mas decorrente da idade. A correção é feita com uso de lentes convergentes.

    Catarata: o defeito é a opacidade do cristalino, a correção é feita com a substituição do cristalino por uma lente artificial através de uma cirurgia. É mais encontrado entre os idosos.

    Estrabismo: tem como defeito a incapacidade de dirigir para um mesmo ponto os eixos ópticos dos olhos. A correção é obtida com uso de lentes prismáticas.

    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário