sexta-feira, 9 de setembro de 2011
ENTROPIA
É a medida da " quantidade de desordem" de um sistema. Quanto maior a desordem de um sistema , maior a sua entropia e quanto menos for a desorganização, menor será a sua entropia.
O mínimo de entropia possível corresponde à situação em que átomos de uma substância estariam perfeitamente ordenados em uma estrutura cristalina perfeita. Essa situação deve ocorrer a 0 K (zero absoluto) quando todas a vibrações atômica e movimento param, a entropia é nula, porque não há movimento desordenado.
Em outras temperaturas, a entropia de uma substância deve ser diferente de zero. Quanto maior a temperatura de uma substância maior o movimento das suas partículas, mais desorganizadas ela está e, portanto, maior a sua entropia.
gelo derretendo - exemplo de aumento de entropia
A variação de entropia em uma transformação depende apenas dos estados inicial e final do sistema, independentemente de como os reagentes se transformam nos produtos, isto é, do mecanismo da reação.
Por definição, a variação da entropia de uma transformação é igual à diferença entre a entropia dos produtos e dos reagentes:
∆S = Sprodutos - Sreagentes
Assim:
se ∆S > 0 , então Sprodutos > Sreagentes ; a transformação ocorre com aumento da desordem do sistema e tende a ser espontânea
se ∆S < 0 , então Sprodutos < Sreagentes ; a transformação ocorre com diminuição da desordem do sistema e tende a ser não-espontânea
se ∆S = 0 ; o sistema está em equilíbrio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário