Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAOS PARA A FÍSICA

                 


A Teoria do Caos pode se entendida como "comportamento sem lei inteiramente governado pela lei". Lorenz fez pequenos ajustes no cálculo, iniciando-o do meio do caminho com algumas casas decimais a menos. No entanto, o resultado foi completamente diferente do primeiro. O clima passou a se comportar de maneira distinta. Esta foi uma das primeiras demonstrações claras de dependência sensível das condições inicias. Lorenz mostrou igualmente importante que isso ocorreu em um simples, mas um modelo fisicamente revelante. Esta conclusão o leva à um artigo de 1963 onde Lorenz explica que uma borboleta batendo suas asas em Pequim pode afetar o clima milhares de quilômetros de distância de alguns dias mais tarde. Esta sensibilidade é agora chamado o "efeito borboleta".

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MÁQUINAS TÉRMICAS

     São maquinas capazes de converter calor em trabalho, funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte é quente que é de onde recebem calor e a outra que é fria é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
     É importante saber que a Segunda Lei da Termodinâmica  diz que é impossível transformar todo calor em trabalho, ou seja , as maquinas térmicas possuem rendimento inferior a 100% .


                                                    

       O rendimento de uma maquina térmica é a razão entre a potência útil, trabalho produzido pela maquina térmica, e a potência total de calor fornecido a maquina térmica pela fonte quente

                                  
                                   

         Usando o princípio de conservação de energia temos :

                       Q1 = t + Q2 → t = Q1 - Q2


    

SOPRO QUENTE OU FRIO

                               

    Porque o sopro é frio e o bafo é quente ? A velocidade com que o ar se desloca é diferente nas situações. Quando você apenas abre a boca para o bafo sair, a velocidade é baixa; e quando você você arma o "bico" para soprar o ar sai bem rápido. 
     A parte superior do aparelho respiratório aquece e umedece o ar que se dirige aos pulmões.  Ao soprar, o ar passa mais depressa nessa zona do que quando exalamos um bafo, que faz com ele aqueça.
     O sopro só é frio se a temperatura ambiente for inferior à do nosso corpo. Dentro de uma sauna, por exemplo, o sopro será quente devido a alta temperatura.