Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O que é um gás ideal ?

Consiste num gás hipotético que obedece rigorosamente às leis dos gases ideais (relação entre a pressão, o volume e a temperatura).
Um gás perfeito se encontra em recipiente fechado, suas moléculas se agitam, essa ação é conhecida como Energia cinética (Ecin) das moléculas. Se aumentarmos a temperatura dentro do recipiente teremos um aumento da Ecin . Um gás perfeito é aquele que tem sua temperatura e Ecin aumentando proporcionalmente, ou seja, de forma equilibrada. 








Qual a diferença entre Vapor, Gás e Fumaça?

Vapor: é uma referência dada à matéria no estado gasoso em uma temperatura inferior á sua temperatura crítica, essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura. 






Gás: é a substancia que na fase gasosa se encontra em temperatura superior à sua temperatura critica, não tem forma nem volume definidos, consiste em um aglomerado de partículas cujos movimentos são aleatórios. 






Fumaça: é uma mistura complexa de sólidos em suspensão ( vapores e gases ), desenvolvida quando um material sofre o processo de decomposição por efeito do calor ou combustão.




Os efeitos de Clapeyron na Física e na Química.

    Físico e engenheiro francês Benoit Paul Émile Clapeyronque viveu entre os anos de 1799 e 1864, foi um dos criadores da Termodinâmica.




    Com base nas leis de Charles, Boyle e Gay-Lussac e na hipótese de Avogadro, Clapeyron estabeleceu uma equação que relaciona as quatro variáveis físicas de um gás, que são: temperatura, pressão, volume e o número de mols. 


                                    P.V = n.R.T

Onde:

P = pressão do gás
V = volume do gás
R = a constante universal dos gases, cujo valor pode ser escrito das seguintes formas:

  •           R = 8,31 Joule/ (mol.K)
  •           R = 0,082 atm . l / (mol . K)
n = número de mol do gás, cujo valor pode ser determinado a partir da razão entre a massa do gás e a massa molar do mesmo: n = m/M
T = temperatura do gás, que deve ser medida em uma escala termométrica absoluta (Kelvin).    


SÓ PRA SABER :



Lei de Boyle 

É a lei que rege as transformações sofridas por um gás, quando sua temperatura é mantida constante. Sua lei diz que quando um gás sofre uma transformação isotérmica, a pressão dele é inversamente proporcional ao volume ocupado.
Lei de Charles 
É a lei que rege as transformações de um gás perfeito a volume constante. Segundo essa lei, quando uma massa de gás perfeito sofre transformação isocórica, a sua pressão é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. 
Lei de Gay-Lussac 

É a lei que rege as transformações de um gás perfeito à pressão constante. Segundo a lei, quando um gás sofre uma transformação isobárica o volume do gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. 



http://www.fontedosaber.com/quimica/equacao-de-clapeyron.html
http://www.efeitojoule.com/2009/09/equacao-de-clapeyron-equacao-clapeyron.html

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que existia antes do Big-bang?




Algumas teorias não consideram que, antes do Universo, o que havia era o nada. Para o cosmologista americano Alan Guth, o Universo pré-Universo era um ambiente em que partículas de cargas opostas se anulavam o tempo todo, até que um dia uma delas desequilibrou o sistema e soltou a faísca que iniciou a cadeia de produção de tudo o que conhecemos.

Em 1969, o físico americano Charles Misner sugeriu a tese da criação a partir da desordem. Antes do nosso Universo isotrópico, em que a geometria é a mesma em todas as direções, haveria um outro mundo de caos. Uma terceira tese, defendida por muitos cientistas, é a de que o Universo é cíclico. Ele começa com um big-bang, cresce, atinge o auge, começa a diminuir, desaparece num big crunch e começa tudo de novo. Acontece que, des de 1998, sabemos que o Universo permanece se expandindo sem parar, o que comprometeria a base
dessa teoria.

Há quem diga que nosso Universo não é único. Alan Guth tem uma sugestão curiosa: logo depois do primeiro big-bang, o Universo seria composto de uma espécie de falso vácuo, cheio de bolhas recheadas de quintilhões de prótons e elétrons. Cada uma delas teria sofrido um big-bang e dado início ao respectivo Universo.
Existiria um Universo primordial, que daria origem a universos-filhos. Mas como foi que o primeiro deles surgiu? Não sabemos. “Essa hipótese apenas explica o nosso próprio Universo e joga para debaixo do tapete o que existia antes do marco zero”, diz o professor Steiner. “A verdade é que, atualmente, o big-bang é o limite seguro da ciência. Qualquer tentativa de avançar além disso é especulação.”


Fonte:http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261556.shtml?pagina=1

As estrelas piscam ?

Ao anoitecer as estrelas ficam visíveis aos nossos olhos. Muitas pessoas acrescentam à beleza de uma noite estrelada ao clima de romance, e utilizam ela pra expressar seus sentimentos .
Mas será que as estrelas realmente piscam ?
As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu.
Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.
as estrelas que não piscam a olho nu, na verdade não são estrelas e sim planetas. A sua imagem pode ser vista em razão de seu tamanho e proximidade da Terra.


Fontes:http://maisgeografia.blogspot.com/2011/04/estrelas-piscam.html
http://www.brasilescola.com/geografia/por-que-as-estrelas-piscam.htm