Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2011

Aí que quente hoje! Nossa tá me dando um calorão, essa temperatura que não baixa nunca.

E aí, qual é calor e qual é temperatura? No dia-dia é muito fácil confundir as palavras, afinal calor e temperatura são praticamente sinônimos. Então vamos definir MAIS UMA VEZ o que é cada coisa....


Temperatura é a medida de agitação molecular, ou seja, as moléculas que são formadas de átomos, que por sua vez são formadas de prótons, neutrons e elétrons, que por sua vez são formados de quarks, que por sua vez.... bom, não vamos continuar porque se não o negócio complica!

Bom, você deve imaginar que dentro de um corpo qualquer, seja ele sólido, liquido ou gasoso, ocorrem choques entre as moléculas, porque elas não ficam paradas, esses choques podem ocorrer em diversas direções, além do que as moléculas também vibram, ou seja tá acontecendo muita coisa dentro da matéria. O resultado disso tudo, dessas energias que elas liberam nos choques e etc, é chamada de temperatura. Para corpos microscópicos (coisas pequenas, muito pequenas), ou seja, que não são macroscópicos (coisas grandes) não existe temperatura. Concluimos então que temperatura é uma grandeza macroscópica e escalar.


http://pt-br.paperblog.com/por-que-e-errado-falar-hoje-esta-calor-70943/
http://www.grupoescolar.com/materia/calor_e_temperatura.html

Quem patrocinou a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi patrocinada principalmente por um classe :a do consumidor. Ele,conseguiu fazer a movimentação do capital nos países,fazendo que cada vez mais os donos de fábricas investissem em novas máquinas, cada vez mais modernas, e assim numa linguagem popular "fazendo a Revolução Industrial".Assim ela foi tomando um rumo, e nunca parou, pois até nos dias de hoje, vivemos procurando novas formas de fabricar, mais baratas,modernas,em fim, a Revolução foi e ainda é patrocinada pelo consumidor.

fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm

Quais forma as primeiras máquinas térmicas?

A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico causam uma revolução produtiva. Com a aplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.Com a criação dessas máquinas citadas anteriormente a vida ficou muito mais fácil para os donos das fábriacas que tiveram seu lucros dobrados, e passaram a ter menos funcionários cada vez menos, por contas das modernas máquinas que faziam o trabalho feito anteriormente pelos funcionários.
fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm

O que Representou para a Ciência a Revolução industrial

A ciência do século XVIII tinha para oferecer muito pouco perto do que era preciso para ocorrer alguma evolução. Só na segunda metade do século XIX a ciência pode dar uma ajuda preciosa ao desenvolvimento tecnológico:Energia eléctrica;motores de combustão interna e outros equipamentos.Como a industria passou a necessitar de novas máquinas para melhorar a produção , a ciência pode beneficiar com as novas máquinas como os microscópios. Um exemplosão os primeiros grandes telescópios que foram tanto um subproduto da industria do século XIX como o foram os barcos a vapor.
fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm

O que representou a Revolução industrial?

Começa na Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial.

A
fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O que é suor?


    O suor é um liquido sem cheiro secretado pelas glândulas sudoríparas -essas glândulas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras- na pele de mamíferos, produzindo solução salina constituída por ureia, cloreto de potássio e água. O “mau cheiro” é provocado pelas bactérias que vivem na pele.  


      O suor age como um mecanismo de refrigeração quando a temperatura do corpo ultrapassa de 37ºC, assim quando um indivíduo sente calor por causa de um exercício ou quando está quente mais ele irá transpirar. O organismo transpira para manter estável a temperatura interna do corpo, caso contrário, a temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.
      A quantidade de suor de um ser humano depende de fatores genéticos e também das condições climáticas, uma pessoa que está acima do peso tende a transpirar mais. O suor é aumentado por nervosismo, náuseas e diminuido por resfriados. A transpiração excessiva é chamada de hiperidrose ou hiper-hidrose.

Fonte: 


Febre amarela


A triste : ele está com febre amarela sim . 
A engraçada: é que agora ele parece com um Simpsons

O que é febre ?

     A febre se caracteriza por um aumento de temperatura do corpo. A febre é um sintoma, um mecanismo de defesa, um sinal de alerta do nosso organismo para neutralizar a ameaça dentro do corpo de bactérias ou vírus. Ela geralmente está associada a outros sintomas, como por exemplo, dores de cabeça e no corpo, perda de apetite, mal estar entre outros. 


     A temperatura normal de um corpo oscila entre 36ºC e 37.2ºC, sendo mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais próxima de 37.2ºC no final da tarde. A pessoa que está com febre tem sensação de frio, elevação na frequência cardíaca e pode ter calafrios.
     CURIOSIDADE: em mulheres a temperatura varia de acordo com o ciclo menstrual. Ela também varia após refeições e atividades físicas.
     A febre é classificada como :
Baixa: 38ºC – 39ºC
Moderada: 39ºC – 40ºC
Alta: 40ºC – 41ºC 
    Acima de 40ºC podem causar delírios, e ainda desencadear convulsões.
      A febre pode ser causa por doenças infecciosas, inflamações de pele, doenças imunológicas, destruição de tecidos, câncer, desordens metabólicas, reação ao uso de drogas ou sua descontinuação.

Fonte:
http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-significa-e-por-que-temos-febre.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre 

Escalas Termométricas


  As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. Temperatura é uma grandeza que associamos a um corpo para traduzir o estado de agitação das partículas que o constituem.  O conjunto dos valores numéricos que uma temperatura pode assumir constitui uma escala termométrica, que é estabelecida ao se graduar um termômetro.  



                              
   A escala mais usada é a escala Celsius, que adota os valores 0 (zero) para o ponto do gelo e 100 (cem) para o ponto do vapor.  O intervalo entre os pontos fixos é dividido em cem partes. Cada uma dessas cem partes é a unidade de escala, o grau Celsius, cujo símbolo é ºC.
   Em alguns países usa-se a escala Fahrenheit, cujo símbolo é ºF, que adota os valores 32 para o ponto do gelo e 212 para o ponto do vapor. O intervalo é dividido em 180 partes. E ainda tem a escala Kelvin, seu símbolo é K, possui os valores 273 e 373 e também possui seu intervalo dividido em cem partes.  A escala Kelvin é a única que possui zero absoluto* .
   Para a transformação de valores de uma escala para a outra usamos as seguintes expressões:


                           

*zero absoluto: é o estado térmico teórico no qual a velocidade das moléculas de um gás perfeito se reduziria a zero, isto é, cessaria o estado da agitação das moléculas.

Referencias: 
TOLEDO, R. N. Física Os Fundamentos da Física 2 Parte I. 10ª edição, São Paulo: Moderna, 2009

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Equador celeste

O equador celeste é a linha que está exatamente entre os dois pólos celestes e divide o céu em dois hemisférios, norte e sul. Tudo isso está relacionado com os respectivos locais da Terra, isto é, os pólos celestes são os pontos no céu onde o prolongamento do eixo terrestre (que passa pelos pólos terrestres) furaria a suposta abóboda celeste e o equador celeste fica exatamente sobre o equador terrestre.





Fonte; http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090923102811AAyfnG0

O que é Zênite ?

Zênite é um conceito utilizado nas ciências naturais ( astronomia ), é um ponto de referência para a observação do céu similar aos pontos cardeais.
Ele é definido como o ponto exatamente acima de um lugar específico, ou seja, a partir de um ponto numa superfície horizontal traça-se uma reta imaginária perpendicular ao plano, o ponto onde esta encontrar-se com a esfera celeste, na parte superior é o zênite. Outra forma de encontrá-lo é a partir do campo gravitacional, pois este aponta aproximadamente (a terra não é uma esfera perfeita) para o seu ponto oposto, nadir.

Esse termo pode ser utilizado para definir o ponto mais alto no céu por onde um objeto celeste passa em sua trajetória aparente.






Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%AAnite

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Origem do nome dos planetas



Nos perguntamos todo dia, porque Terra? Saturno? Júpiter? Os nomes do Sistema Solar foram dados de acordo com a mitologia greco-romana, que na maioria das vezes são personagens de peças de escritores famosos. Algumas crateras também receberam o nome de seus descobridores.

                      Origem dos nomes dos planetas


Mercúrio (Hermes) - deus do comércio, dos viajantes e também dos ladrões. Ás vezes é associado também ao deus da velocidade. Foi assim chamado talvez por causa da velocidade com que se move em sua órbita.
Vênus (Afrodite, Ishtar) - deusa da beleza e do amor. Assim chamado talvez por que seu brilho é o mais intenso (fora o Sol, é claro), quando visto da Terra, no céu.
Marte (Ares) - deus da guerra. Provavelmente recebeu esse nome devido á sua coloração vermelha, qeu se assemelha com o sangue. Porém, o deus Marte dos romanos era também o deus da agricultura, antes de seu nome se unir ao deus Ares dos gregos.
Júpiter (Zeus, Jove) - era considerado o deus dos deuses, suprema autoridade do Olimpo e tembém o patrono de Roma. Era filho de Saturno, que era filho de Urano. Provavelmente recebeu esse nome por ser o maior dos planetas no Sistema Solar.
Saturno (Cronus) - deus da agricultura e do tempo. Filho de Urano e Gaia, pai de Júpiter.
Urano (?) - O mais antigo deus grego, o mais velho deus supremo. Foi pai de Saturno, Ciclopes e Titans.
Netuno (Poseidon) - deus do mar. Provavelmente recebeu esse nome por causa de sua coloração azulada.
Plutão (Hades) - deus do inferno. Foi dado esse nome a ele talvez por estar muito longe dos outros planetas. Outra teoria é que as iniciais PL (de Percival Lowel, seu descobridor) são as primeiras letras de Plutão.
Terra

Porém, na mitologia romana não existia uma figura parecida com Gaia. Assim, os romanos usaram uma palavra do latim que tinha o mesmo significado que tem hoje para nós o termo terra: solo, território, chão. E esta palavra é, justamente, "Terra". 

Assim, os romanos batizaram o planeta de Terra, foi feito no período de expansão do Império Romano, e os primeiros registros que nos identifica como habitantes do planeta Terra são os 
textos em astronomia dos romanos, em latim.




Equação do foguete






equação do foguete de Tsiolkovski,foi derivada de   Konstantín Tsiolkovsky  que considerou o princípio do foguete: ele disse que o foguete pode aplicar uma aceleração ao mesmo empuxo(palavra vista com frequência nessa unidade né Quiri?!) , conseguindo assim expulsar parte da sua massa a alta velocidade na direção oposta, porcausa da conservação da quantidade de movimento.


Ele ainda disse que para qualquer manobra ou viagem que inclua manobras:
\Delta v = v_e \ln \frac {m_0} {m_1}
ou podemos usar também:
m_1=m_0 e^{-\Delta v\ / v_e}      or      m_0=m_1 e^{\Delta v\ / v_e}
Assim: m0 é a massa total inicial, m1 a massa total final e ve a velocidade de jogar para fora os gases em respeito ao impulso especíco do foguete.
1-\frac {m_1} {m_0}=1-e^{-\Delta v\ / v_e}é relação da massa (a parte da massa total inicial que se utiliza para expelir o foguete). Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_de_foguete_de_Tsiolkovsky http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://downloads.open4group.com/wallpapers/foguete-espacial-48971.jpg&imgrefurl=http://turmadospequenoscuriosos.blogspot.com/2011/03/os-pequenos-curiosos-querem-saber-como.html&usg=__WtwQ1aFy3kfyUi7e0l9_RCxA79g=&h=768&w=1024&sz=76&hl=pt-BR&start=0&sig2=v3fMwLJg-sM-i9N_-kvwfg&zoom=1&tbnid=55Z5UfgHQ5skWM:&tbnh=140&tbnw=183&ei=sX3ITbOxJZPogQezhIHtBQ&prev=/search%3Fq%3Dfoguete%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1360%26bih%3D634%26tbm%3Disch0%2C82&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=263&vpy=335&dur=1984&hovh=194&hovw=259&tx=144&ty=148&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:15,s:0&biw=1360&bih=634