Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novos planetas descobertos

Enviado para o espaço a 6 de Março de 2009, o telescópio espacial norte-americano Kepler descobriu cinco novos planetas fora do sistema solar.

São conhecidos como hot Jupiters, pelas suas grandes dimensões e temperaturas extremas. Com tamanhos que variam entre uma dimensão semelhante a Neptuno e uma maior Júpiter, estima-se que a temperatura possa ir dos 1200 aos 1648 graus Célsius. Está assim excluída a hipótese de vida nestes exoplanetes com designações de Kepler 4b a Kepler 8b

Na opinião de Nuno Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), mais interessante do que a descoberta dos cinco planetas é a prova que “o Kepler está a dar frutos”.
 
 
 
 

2003 UB313 - depois Xena e finalmente Éris - o novo planeta anão. 

Na tarde de 29 de julho de 2005, os astrônomos: Mike Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech, juntamente com Chad Trujillo e David L. Rabinowitz, anunciaram à União Internacional de Astronomia (IAU) a descoberta do décimo planeta do sistema solar ainda provisoriamente chamado sob o nome técnico de 2003 UB313.
Esta descoberta forçou o órgão oficial de astronomia a fazer uma revisão quanto aos parâmetros oficiais para que um corpo celeste seja caracterizado como planeta e consequentemente atribuir a este um nome apropriado.
Enquanto isto não acontecia, órgãos científicos como a Nasa e revistas astronômicas de renome já reconheciam este objeto transnetuniano como o novo e mais distante planeta do sistema solar.

Tratava-se do maior objeto encontrado desde a descoberta de Netuno e de sua lua Tritão em 1846.
UB313 é maior que Plutão e se encontra no “cinturão de Kuiper”. O cinturão de Kuiper é uma área do sistema solar com inclinação paralela ao plano da eclíptica e que se estende além da órbita de Netuno.
Até então, Plutão era tido como sendo o maior objeto localizado nesta área do cinturão de Kuiper.



UB313 passou a ser o planeta mais distante do sistema solar. Está a quase 97 UA do Sol em seu afélio (maior distancia do Sol).
Para vocês terem uma idéia, Plutão está a 49 AU do Sol – quase o dobro da distancia. Seu tempo de órbita é de 560 anos para dar a volta ao Sol, o que significaria uma média de 45 anos em cada signo.
O ciclo de Plutão é de 240 anos e percorre cada signo em uma média de 20 anos. Atualmente, UB 313 encontra-se localizado em 21 ° de Áries.
Do ponto de vista astronômico o novo planeta se localiza na constelação de Cetus.

Similaridades entre Xena (UB313 e depois de nome Éris) e Plutão 

Foram encontradas várias similaridade entre UB313 e Plutão: o estudo apresentado pelos astrônomos avalia que, assim como ocorre com Plutão, a composição do novo planeta é de gelo e rocha, havendo em sua superfície metano congelado (na terra, o metano é encontrado em estado gasoso).
Outra característica em comum é que UB313 apresenta uma órbita totalmente excêntrica inclinada em 44° com relação à eclíptica. A de Plutão está inclinada em 17°.
Esta inclinação surpreendeu aos astrônomos e representa um dos motivos pelo qual UB313 não foi descoberto antes.


 

 
 
 
Fontes : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38368&op=all 
http://www.fazfacil.com.br/astrologia/artigo_novo_planeta.html

O que é cosmologia ?

 É a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do Universo, desta forma para entendermos com maior claresa possivel, vamos esplicar caso a caso a funcionabilidade do Universo como um "TODO".

O ramo da ciência que estuda o Universo como um todo em geral é chamado de cosmologia. A cosmologia não trata dos detalhes; na realidade, a menor coisa na qual um cosmologista está interessado é uma galáxia. Uma galáxia normalmente contém 100 bilhões de estrelas.

A cosmologia é uma ciência real, apesar de boa parte das informações que lemos sobre ela parecer muito estranha, lembrando mais uma fantasia científica. Os vínculos mais próximos são encontrados na astronomia, que fornece a matéria-prima observacional de que a cosmologia necessita. O restante é composto principalmente de física, química e estatística. Física, por conter a teoria gravitacional de Einstein, a força mais significativa do Universo em geral. Química, pois os vários elementos ao nosso redor contêm pistas sobre a natureza do Universo. Estatística, pois os cosmologistas, assim como os pesquisadores de opinião, sempre estão tentando extrair a maior quantidade possível de informações de pequenas amostras de uma vasta população. Os levantamentos mais ambiciosos planejados fornecem aos cosmologistas informações sobre apenas 0,1% das galáxias que podemos detectar com os telescópios modernos.


Para um cosmologista, as perguntas sobre a estrutura e a história do Universo são basicamente perguntas sobre o papel da gravidade.


Pelo fato de a gravidade poder atuar sobre distâncias imensas, ela é a força que apresenta o maior efeito sobre o caráter do Universo como um todo. Nossa melhor teoria da gravidade ainda é a "Teoria Geral da Relatividade", de Einstein; portanto, boa parte da cosmologia é uma tentativa para descobrir como a teoria de Einstein se aplica ao Universo.


Fontes : http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1866748-cosmologia-que-%C3%A9/ 

Composição do Sol

O sol é composto de  :
Basicamente Hidrogênio e Hélio (98,3%)

Segue a baixo a composição completa do Sol.

Hidrogênio 73,46 %
Hélio 24,85 %
Oxigênio 0,77 %
Carbono 0,29 %
Ferro 0,16 %
Néon 0,12 %
Nitrogênio 0,09 %
Silício 0,07 %
Magnésio 0,05 %
Enxofre 0,04 %


 Algumas Curiosidades :

Humanidade não ficará na Terra para sempre, mas na sua busca de luz e espaço irá primeiro timidamente penetrar para lá dos confins da atmosfera, e mais tarde conquistar para si própria todo o espaço perto do Sol. - Konstantin E. Tsiolkovsky 

 Interessante saber : 

-1 milhão de Planetas Terra cabiam dentro dele;
- 150 milhões de km é a distância a que o Sol se encontra do Planeta Terra;
- 8 minutos é o tempo que a luz solar demora a chegar à Terra;
- 2 milhões de graus é a temperatura da coroa solar - camada externa da atmosfera solar. 
-Arde há 4600 milhões de anos;
 


Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol
http://site24.eu/templates/template.php?nome=sol