Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Origem do nome dos planetas



Nos perguntamos todo dia, porque Terra? Saturno? Júpiter? Os nomes do Sistema Solar foram dados de acordo com a mitologia greco-romana, que na maioria das vezes são personagens de peças de escritores famosos. Algumas crateras também receberam o nome de seus descobridores.

                      Origem dos nomes dos planetas


Mercúrio (Hermes) - deus do comércio, dos viajantes e também dos ladrões. Ás vezes é associado também ao deus da velocidade. Foi assim chamado talvez por causa da velocidade com que se move em sua órbita.
Vênus (Afrodite, Ishtar) - deusa da beleza e do amor. Assim chamado talvez por que seu brilho é o mais intenso (fora o Sol, é claro), quando visto da Terra, no céu.
Marte (Ares) - deus da guerra. Provavelmente recebeu esse nome devido á sua coloração vermelha, qeu se assemelha com o sangue. Porém, o deus Marte dos romanos era também o deus da agricultura, antes de seu nome se unir ao deus Ares dos gregos.
Júpiter (Zeus, Jove) - era considerado o deus dos deuses, suprema autoridade do Olimpo e tembém o patrono de Roma. Era filho de Saturno, que era filho de Urano. Provavelmente recebeu esse nome por ser o maior dos planetas no Sistema Solar.
Saturno (Cronus) - deus da agricultura e do tempo. Filho de Urano e Gaia, pai de Júpiter.
Urano (?) - O mais antigo deus grego, o mais velho deus supremo. Foi pai de Saturno, Ciclopes e Titans.
Netuno (Poseidon) - deus do mar. Provavelmente recebeu esse nome por causa de sua coloração azulada.
Plutão (Hades) - deus do inferno. Foi dado esse nome a ele talvez por estar muito longe dos outros planetas. Outra teoria é que as iniciais PL (de Percival Lowel, seu descobridor) são as primeiras letras de Plutão.
Terra

Porém, na mitologia romana não existia uma figura parecida com Gaia. Assim, os romanos usaram uma palavra do latim que tinha o mesmo significado que tem hoje para nós o termo terra: solo, território, chão. E esta palavra é, justamente, "Terra". 

Assim, os romanos batizaram o planeta de Terra, foi feito no período de expansão do Império Romano, e os primeiros registros que nos identifica como habitantes do planeta Terra são os 
textos em astronomia dos romanos, em latim.




2 comentários: